Estava pesquisando sobre circunavegações em perquenos veleiros na internet, quando me deparei com a história do Russo Evgueniy Alexandrovich Gvosdev. Eu já tina lido alguma coisa sobre ele no início deste ano, mas agora resolvi pesquisar mais a respeito.
Evgueny, engenheiro naval aposentado, ficou conhecido mundialmente por ter dado a volta ao mundo a bordo do seu barco, o Said, que foi construído na sacada (varanda) do seu apartamento.
Em Novembro de 2008 foi encontrado morto ao lado do seu barco atual o Getan II, com um ferimento na cabeça. Dias antes, chegou a se comunicar com um amigo, informando que o mastro do seu barco tinha quebrado, devido a fortes ventos e correntes o levariam para costas de Ostia na Itália, onde faria o reparo em um porto próximo. Não chegou em tempo.
Fico imaginando esse homem navegando nesse pequeno barco, sem conforto e principalmente, sem equipamentos hoje imprescindíveis para longas travessias num barco construído com restos de material na sacada de um apartamento em que vivia em Cáspio. Dá pra imaginar?
Em sua parada no Rio de Janeiro, ganhou um motor e GPS usados, doados pelo ICRJ e amigos admiradores.
Sempre que indagado sobre o tamanho do barco, respondia:
“I have not a big boat. Big boat, big problems."
Veja um video no Youtube que conta mais sobre sua história, narração do Sr. João Kojin.
Mais algumas fotos de Evgueny:





Quem o conheceu pessoalmente o invejou, pela sua simplicidade, humildade, coragem, determinação e persistência. Um homem que tinha o sonho de navegar pelo mundo e de fazer amigos em cada parada. Que experiência! Quem não o conheceu fã incondicional.
Bons ventos pra você, Evgueny, sempre!
navegue com DEUS nas estrelas, Evgueny!Obrigado por motivar a todos em tudo que se busca nesta dimensão da vida.