Hoje comecei um projeto há muito guardado. É a construção de duas canoas — Outriggers — para o nosso caiaque velejar com uma vela maior. Com as canoas o caiaque vai virar um Trimaran!!! hehehe O bichinho já andava bem rápido (atingir os 9.8 knots de velocidade máxima com um vendo moderado), agora, com as canoas e aumentado a área da vela mestre e genoa, acho que consiguiremos algo em torno de 10.5 a 12 knots!!! Um foguetinho mesmo!!!
Nosso kayak é um Akula modelo Xingu, um duplo oceânico, que por sinal é muito rápido nas remadas. Olha ele aí na foto:
O Akula tem 6.10 metros de comprimento e algo em torno de 65 cm de largura máxima.
Desenhei as canoas com um comprimento de 2 metros e largura máxima de 30 cm, aproximadamente. Fiz um desenho diferente do que encontrei pela NET. Acho que vai cortar a água de uam forma mais eficaz, diminuindo o atrito.
Estou usando compensado (não é o naval) de 4 mm de espessura e revestirei com fibra de vidro e resina epoxy.
Hoje consegui passar para a folha de compensado os desenhos, recortar, costurar (Stitch and Glue) e amanha farei a colagem e se der tempo a laminação com FV.
Estou sem nossa camera digital, que foi emprestada para um amigo que viajou para Fernando de Noronha. Depois fotografarei e colocarei o projeto aqui para os interessados. Quem quiser ver os videos d o Akula com vela, dá uma olhada no Youtube:
Abraços,
Jota
KCS lifting straps for kayaks test and review.
-
These straps were developed after an idle chat I had with Ronnie Weir of
KCS. He asked how I liked the new Ultralight P&H Volan 160. As I enthused
about it...
Há 3 semanas


Postar um comentário